6 coisas que ressecam seu rosto e você não sabia

Observe alguns hábitos que influenciam no ressecamento da sua pele
coisas que ressecam o rosto

foto: iStock/ © Dejan Ristovski

A pele do seu rosto merece atenção, principalmente no inverno. E mais ainda se ela estiver ressecada. Já sabida a importância de hidratar, nem sempre isso é o suficiente. É preciso saber também quais os fatores que ressecam o rosto e a gente nem se dá conta, principalmente por estarem tão impregnados no nosso dia a dia.

Você pode reparar. Mesmo que você hidrate o rosto com um creme todos os dias, nem sempre isso é o suficiente. A falta de limpeza diária ou a falta de cuidado na hora do banho por conta da água quente, por exemplo, são alguns fatores que desencadeiam o ressecamento e anulam o poder do creme hidratante.


A limpeza diária é um cuidado importante para a hidratação porque ela remove profundamente as impurezas que  ressecam a pele, como a maquiagem, produtos demaquilantes ou cremes de tratamento, além das células mortas e poluição.

Água quente

Evite água quente ao lavar o rosto, pois ela remove o manto lipídico, que é a camada protetora da pele. Prefira água fria ou morna.

Sabonete inapropriado

Usar um sabonete inadequado nessa sessão de limpeza pode remover o manto lipídico. Sem ela, a pele descama, coça e fica propensa a rugas e alergias, além de ressecá-la.

Ao escolher o sabonete para o rosto, prefira usar um sabonete suave ou que contenha fator hidratante na sua fórmula. Evite sabonetes antissépticos e detergentes potentes, que removem mais intensamente o manto lipídico. Se depois da limpeza você sentir que a pele ficou ressecada ou repuxando, troque de sabonete.

Esponja

Esponjas não devem ser usadas para o rosto,, muito menos buchas. A fricção agrava o ressecamento da pele, aumentando inclusive a sua sensibilidade. Lave o rosto apenas massageando a pele com os dedos em movimentos circulares.

Maquiagem

Você não precisa deixar de usar maquiagem. O importante é sempre retirá-la depois. Dormir com maquiagem e ter isso como hábito fará com que a pele responda de formas nada agradáveis. Vermelhidão, redução da elasticidade, manchas e, claro, ressecamento, em detrimento do acúmulo de resíduos na pele.

Demaquilante

Apesar da importância do demaquilante para a remoção da maquiagem, ele é um produto químico como qualquer outro, e precisa ter uma fórmula menos agressiva para não irritar a pele. Principalmente no caso de peles mais sensíveis. Para evitar o ressecamento, prefira demaquilantes em creme ou loção, espalhando pelo rosto com suavidade, com a ajuda de um algodão. Evite esfregar com intensidade sobre o rosto. E após o uso, lave o rosto com água e aplique um bom hidratante facial.

Toalha áspera

Mal se pode esperar que uma simples toalha possa agravar o ressecamento da pele, não é mesmo? Mas quando os hábitos de agressão à pele se somam, não há hidratação que resista. 

Acontece que além do uso de produtos agressivos como cremes de tratamento, demaquilantes, sabonetes detergentes e água muito quente, uma toalha muito áspera esfregada contra o rosto só pode agravar o problema de um rosto ressecado. Por isso é importante sempre observar os cuidados. Prefira uma toalha de algodão macia e não esfregue a toalha no rosto ao se secar. Em vez disso, faça uma leve pressão com a toalha, encostando-a na pele, com leves batidinhas. Aliás, não é preciso secá-la totalmente! Deixar a pele do rosto levemente úmida facilita a absorção do creme hidratante, que deve se aplicado logo depois.

Gostou? Então veja aqui dicas da dermatologista Irina Afonso para te ajudar a hidratar a pele e deixa-la sempre lisinha:

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: ressecamento cuidados com a pele