5 principais mitos e verdades da cera quente

mitos e verdades da cera quente

Foto: Pinnacle Pictures/Corbis

Tem mulher que torce o nariz só de ouvir falar em depilação com cera quente. Na verdade, a culpa é da desinformação do que realmente é mito ou verdade. Afinal, será que a cera quente realmente causa flacidez na região da pálpebra? E a pele da axila, fica escura mesmo?

A gente pesquisou as 5 principais dúvidas das leitoras e listamos abaixo. Confira se alguma delas é a sua e informe-se!

Depilar sobrancelha e buço com cera quente provoca flacidez

Mito - Ideia bastante comum entre as mulheres, depilar a sobrancelha ou o buço com cera quente não deixa a pele flácida. Os famosos puxões da técnica agem superficialmente sobre a pele. Além disso, vale a pena salientar que a implacável flacidez facial é causada, normalmente, pelo enfraquecimento das fibras de colágeno e elastina que não são atingidas durante a depilação.

Encrava os pelos

Verdade - Realmente os pelos tendem a encravar com facilidade porque, enfraquecidos, têm dificuldade de romper os canais por onde passam. Por isso, uma boa dica para evitar o encravamento é fazer esfoliações antes do procedimento.

Causa varizes

Mito - A cera quente não é a vilã da história quando o assunto é o surgimento das temíveis varizes. Isso porque, o problema, de origem genética, só aparece pela incapacidade da veia de manter o fluxo sanguíneo contínuo e de promover o retorno do sangue para o coração. No entanto, quem tem tendência a apresentar vasinhos dilatados deve evitar o uso da cera quente, pois eles costumam ser mais superficiais e se tornarem mais sensíveis à vasodilatação, intensificada pelo calor provocado pelo procedimento.


Dura mais que a lâmina

Verdade - Ideal para as mulheres que têm pouco tempo livre, a técnica de remoção de pelos é mais eficaz do que a realizada com a lâmina. A depilação com a cera quente tende a durar mais (em torno de duas semanas), porque tira o pelo pela raiz, ao contrário da lâmina, que apenas corta a haste do fio.

Nas axilas, a cera escurece a pele

Mito - Segundo especialistas, é um mito. Isso porque ela geralmente clareia a pele e não causa flacidez como muita gente pensa. Ou seja, depile-se sem culpa!

Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: depilação cera quente depilação mitos