5 passos para uma depilação eficiente

Uma boa depilação exige cuidados antes durante e depois
depilação eficiente

foto: Shutterstock

No verão em que pernas e braços estão mais expostos, acaba sendo impossível adiar a depilação. Apesar do surgimento cada vez maior de novas técnicas depilatórias, a depilação com cera continua sendo o método preferido das brasileiras. 

Mas fazer só a depilação não basta. Para manter uma pele bonita e saudável é preciso tomar alguns cuidados, você mesma! A profissional do Instituto Pello Menos, Francisca Rodrigues, indica os cuidados que devem ser tomados antes, durante e depois e que ajudarão você a encarar a depilação com uma maior disposição. Confira: 

Hidratação

Tanto o uso de hidratantes quanto a esfoliação são importantes para a pele que passa pela depilação, desde que utilizados no momento certo. Os cremes hidratantes são indicados para um uso regular, já que uma pele hidratada é mais elástica e menos sensível ao procedimento, porém devem ser evitados no dia da depilação, pois podem dificultar a remoção dos pelos.

Esfoliação

A esfoliação higieniza a pele, evita infecções e facilita a remoção dos pelos, evitando também o seu encravamento. Ela deve ser feita com três dias de antecedência à depilação. Isto porque, se realizada no dia da depilação, pode causar efeito negativo, tornando a pele ainda mais sensível e vulnerável a irritações ou mesmo manchas no pós-depilatório.

Regularidade

A regularidade da depilação torna-se uma aliada na remoção dos pelos em longo prazo. A rotina da depilação torna os pelos mais fracos, auxiliando no processo de eliminação dos mesmos e prolongando o tempo de seu nascimento. Em muitos casos os pelos diminuem ou passam até mesmo a parar de crescer em alguns pontos.

Atenção com a pele

Além de exigir cuidados, a depilação é restrita quando feita junto com outros tratamentos de pele. Existem produtos à base de ácidos e medicações via oral que tratam a pele através de descamação da mesma e, nestes casos, a depilação deve ser suspensa durante o tratamento. “Quando utilizados ácidos, indicamos que o tratamento seja interrompido pelo prazo mínimo de 7 dias antes da depilação, porque eles deixam a pele muito fina e sensível. Realizar a depilação durante um tratamento deste tipo pode causar danos graves à pele”, afirma Francisca.


Pós-depilatório

Os cuidados com a pele após a depilação são essenciais para evitar irritações, alergias ou mesmo manchas na região depilada. Isto porque, logo após este processo, a pele está mais sensível e os poros abertos. Os cuidados começam em evitar o uso de roupas apertadas ou sintéticas e vão até não utilizar produtos, cremes e/ou desodorantes que contenham álcool pelo período mínimo de 24h, além da não exposição da região depilada ao sol por um período de 48h e uso constante de protetor solar.

Quer saber mais sobre cuidados com a pele? A blogueira Juliana Goes conversou com a dermatologista Irina Afonso para te explicar mais sobre a hidratação da pele no verão. Você não pode perder:

Por Jessica Moraes 

Comente