Tricô cada vez mais cult

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Mania de tricô

Foto: Reprodução site Apartment Therapy

Tricotar pode não ser tão simples quanto parece. Mesmo assim parece que uma nova onda de mulheres, mais jovens do que as vovós, colocaram a mão na massa e tornaram cult a arte do DIY ("do it yourself", ou "faça você mesmo"). Mulheres fashion e moderninhas formam uma nova geração de tricoteiras que se reúne para jogar conversa fora e fazer lindas peças artesanalmente.

Pensando nisso, a professora Cristiane Bertoluci criou o workshop "10 coisas que você sempre quis saber sobre tricô e nunca teve coragem de perguntar". Estas aulas são bastante democráticas e servem tanto para quem já tem conhecimentos quanto para quem não sabe colocar os pontos na agulha.

"Eu reuni as principais dúvidas e lancei essa oficina. Tem desde como colocar e tirar pontos até como emendar fios sem deixar rastros", conta a professora. Participaram do workshop dez alunas. Parece pouco, mas Cristiane Bertoluci garante que o baixo número tem uma justificativa. "Este número é o ideal, pois é possível dar atenção a todas", conclui.

A professora conta que este workshop foi composto principalmente por mulheres que estão redescobrindo as técnicas manuais e aplicando no dia a dia. "A maioria delas tem empregos nas áreas culturais e criativas e encontraram maneiras de colocar ideias em algo concreto e próprio", afirma Cris.


A professora explica como funcionou a programação da aula. Tudo tem um passo a passo em uma ordem elaborada para melhor aprendizado das alunas. "Primeiro colocamos os pontos na agulha, depois aprendemos a aumentar, diminuir e tirar os pontos, tudo no mesmo tricô. Depois demonstrei técnicas de costuras, como esconder fios etc. E no final fizemos um coração de tricô, foi lindo", conta.

Se você gostou da ideia e lamenta ter perdido, saiba que em breve haverá um novo. A professora está planejando uma nova oficina para acontecer entre março e abril de 2012.

Por Bianca de Souza (MBPress)

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente