Técnicas de feltragem com Denise Meneghello

Técnicas de feltragem

Denise Meneghello. Foto Jessica Moraes

Dona de uma grande simpatia, a artista plástica Denise Meneghello conversou com o Vila Mulher durante a Mega Artesanal sobre as novidades no ramo de feltragem e pintura de seda.

Especialista do programa "Faça em Casa", exibido no canal Bem Simples da Fox, Denise trouxe para a Mega Artesanal este ano o seu DVD "Feltrando com Denise Meneghello", que ensina cinco novas técnicas bem práticas, incluindo o colete feito de gase seda, totalmente sem costura, que fica pronto em menos de meia hora.

Para quem não sabe, a técnica de feltragem consiste em utilizar lã 100% pura, sabão e água quente. Com a fricção, as fibras de lã ficam com consistência de pasta, fazendo com que uma deslize sobre a outra, unido-as. Depois de seco e esfriado, o que era um punhado de lã vira um pedaço de feltro.

Além da técnica do colete, a artista plástica ensina a técnica com flores aplicadas na seda, o plissado irregular, a feltragem com máquina e as figuras pré-feltradas.

"A feltragem com máquina traz menos esforço braçal e impede o atrito com a mão. As figuras de feltro, que trouxe da Alemanha, já são recortadas e pré-feltradas, penetrando mais rápido na seda, em questão de segundos", explica.

A pintura na seda também é outra novidade que promete atrair boa parte do público, principalmente quem gosta de pintar, mas não possui muita técnica. "A pintura de seda é um trabalho terapêutico, porque você se preocupa só com as cores, suas combinações, e degradês, pois o desenho já está pronto", explica Denise.

Além disso, seu livro "A Arte da Feltragem" já está na segunda tiragem, que comprova o sucesso da publicação. A artista renomada possui um atelier em São Paulo, o Atelier Prince, onde ministra cursos do qual mais de 2000 alunos já passaram, aprendendo com suas técnicas.


Com frequência Denise viaja para a Europa em busca de novas tendências, materiais e técnicas exclusivas para apresentar no Brasil. E frequentemente ela é convidada a ensinar alguns desses trabalhos no programa Mais Você, da Rede Globo.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: artesanato