Tecido sustentável confeccionado com retalhos

Tecidos sustentáveis agregam valor a produtos

Foto/ Reprodução site EcoSimple

Uma novidade para confecção de produtos são os tecidos ecologicamente corretos. Com eles você pode criar diversos produtos agregados de valor ambiental e social. Em alguns casos, os retalhos e outros materiais que poderiam ser descartados são aproveitados e trabalhados, colaborando assim com o meio ambiente e com a complementação da renda de famílias.

Por mês, milhões de toneladas de sobras de tecidos, entre outros resíduos, são descartados e em nosso país existem 43 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Neste cenário, negócios sustentáveis são fonte de solução para problemas. Um exemplo é o processo de reaproveitamento de tecido realizado pela empresa têxtil EcoSimple. A empresa lançou uma linha de tecidos criados a partir de retalhos e garrafas PET.

A aliança com grandes companhias têxteis e comunidades permite a criação de um tecido de alta qualidade e 100% responsável. A empresa coleta sobras de tecidos e garrafas PET e as encaminha até as pequenas cooperativas. Os tecidos são separados por cor e enviados pela comunidade de volta para a empresa.

Os tecidos passam por vários processos, todos livres de qualquer tratamento químico. Depois de catalogados e devidamente separados por cor, estes tecidos seguem para as etapas de moagem e desmanche, limpeza e transformação em polímero, fiação e tecimento, sem adição de qualquer espécie de tinta ou corante.

A utilização de aparas de tecidos descartados em confecções indica um caminho para reciclagem no setor têxtil. Artesã, você conhece outros tecidos e materiais sustentáveis que agregam valor ambiental e social na confecção de produtos?


Por Catharina Apolinário

Comente