Quiling – ideias artesanais com papel

Conheça a técnica que transforma papel em arte
quiling

foto: Dasha Shults

Você já ouviu falar em Quiling? O nome pode soar estranho, mas a técnica artesanal já é bastante conhecida e difundida no país.

Também conhecida como filigrana em papel, a técnica consiste em fazer arte com o papel. Mas o resultado é tão incrível que muita gente nem acredita que o material usado nesse tipo de produção pode ser tão simples como o papel.

É porque o Quiling são tiras de papel em rolinhos, feitos em formatos distintos, que quando organizados e modelados formam desenhos impressionantes.


A origem do Quiling ainda é incerta. Muito se diz que teria originado no Egito, onde era feito com penas de gansos (daí o termo “Quill”), outras teorias pregam que teve início na Europa, no século XV, onde as freiras dos conventos retiravam as beiradas douradas das Bíblia para  decorar artigos religiosos.

É possível criar lindas obras de arte usando apenas tiras de papel (seja de papéis color set plus, próprios para a técnica, mas também pode ser folhas de revista), cola branca e palito de dente.

Nem precisa ser expert, basta ter paciência, criatividade e mãos suaves! É possível criar lindos trabalhos em cartões, porta-retratos, lembrancinhas... inspire-se! Veja que lindos trabalhos são feitos!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: artesanato