Portinari em arte têxtil

Portinari em patchwork

Foto Jéssica Moraes

Cíça Mora, curadora e organizadora da Mostra Têxtil Portinari da Mega Artesanal, contou ao Vila Mulher sobre a nova edição.

"Todo ano nós homenageamos um artista brasileiro. Esse é o quarto ano consecutivo que participamos do evento e a homenagem desse ano é ao grande mestre e pintor brasileiro, Cândido Portinari", afirma.

A exposição traz grandes releituras da obra de Portinari, através da arte têxtil de artesãos brasileiros, trazendo algumas das técnicas do patchwork.

Cíça explica a diferença entre a arte têxtil e o patchwork. "Nós apresentamos o mundo do patchwork, embora ele se restrinja a panos e linhas. Nosso trabalho, a arte têxtil, tenta vincular novas ideias, trabalhar com outros materiais, como a lã, pedras e miçangas, por exemplo", revela.

A curadora ressalta que o principal intuito da Mostra é valorizar o trabalho desses artistas. "Já é sabido que o artista é pouco reconhecido. Investe em trabalhos que levam muitas vezes mais de dois meses para ficarem prontos e não são valorizados como merecem", lamenta.

Sua principal luta é divulgar o trabalho de brasileiros a outros brasileiros e tornar essa arte acessível a todos.

"Grande parte do público da Mega Artesanal são mulheres em busca de uma nova fonte de renda. E aparentemente, trabalhar com essas técnicas de artesanato e associá-las à arte brasileira, parece ser algo inatingível. Mas eu tento mostrar que qualquer pessoa pode fazer esse trabalho", explica Cíça.

"Foi assim que muitos desses trabalhos expostos hoje começaram. Com artistas novos, que acreditaram no seu potencial", acrescenta.

Daí a importância de homenagear e, ao mesmo tempo, reinvindicar um maior espaço dedicado à arte nacional. "Muitas vezes falta investimento, falta verba e falta alguém que acredite nesse potencial coletivo", destaca.


Por essa razão, a ideia da próxima Mostra - a curadora revela - será homenagear o próprio país. Com o tema de "Brasil Tropical", o intuito é promover o talento que se esconde por vários cantos do Brasil, aproveitando o momento em que ele hoje é a atração em todo o mundo, em virtude dos grandes eventos esportivos que serão sediados por aqui.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: artesanato