Pintura em seda - arte e terapia em um só trabalho

Pintura em seda

Você conhece o trabalho da pintura em seda? A pintura em seda é a arte de aplicar a tinta ao tecido da seda. É um método de pintura direta - as tintas geralmente são pintadas sobre seda branca ou seda natural.

As tintas penetram nas fibras da seda e se transformam em parte integral da tela sem mudar a sensação nem o tato da seda. Agumas das técnicas usadas na pintura em seda são a aquarela, pintura molhado-em-molhado, degradação, descoloração, entre outras.

As tintas se espalham para se transformar em parte integral da seda. Depois de fixar as tintas, estas formam uma ligação permanente com as fibras da seda. Estas tintas não alteram as propriedades naturais do tecido. A seda permanece macia e flexível.

A pintura em seda é usada para criar painéis, para a decoração de casa e também para roupas.

Os pincéis mais indicados para pintura em tecido são os de cerdas achatadas e também os redondos, terminados em ponta (chamados de "língua de gato").

Confira no vídeo abaixo como é gostoso e até relaxante pintar uma ilustração sobre a seda. É uma pequena amostra da técnica, que foi exposta no estande da artista plástica Denise Mereghello, na Mega Artesanal de 2011, em São Paulo.

Por Jessica Moraes

Comente