Mãe e filha dedicadas à arte

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Mãe e filha dedicadas à arte

Bruna e Iara Capraro - foto: arquivo pessoal

Quem trabalha com artesanato tem sempre uma história interessante para contar. Quem vive desse trabalho ama o que faz, e isso significa satisfação profissional e pessoal, o que pode render conselhos para quem quer mudar de vida ou simplesmente se inspirar para trazer mais cor e criatividade no dia a dia.

Um bom exemplo é a história de Iara e Bruna Capraro. Mãe e filha vivem do artesanato e são sucesso na internet.

Iara, que trabalha com artesanato há mais de 30 anos, é criadora da marca Daiara Artes, com uma linha de produtos totalmente voltada ao mundo artístico. Começou desde cedo, já desenhando muito, talento que herdou do pai.

"A minha preferência sempre foi pelo desenho de figura humana, mas ganhar a vida pintando retrato é difícil, então iniciei vendendo panos de prato", conta Iara.

Antes de iniciar a Daiara Artes, Iara dava aulas em casa e as alunas surgiam a partir do boca a boca. Começou com 12 alunas e, em poucos meses, já eram 60. Assim, Iara teve que alugar uma lojinha no centro de Curitiba, foi daí então surgiu a Daiara Artes. O nome Daiara foram as suas alunas que deram, porque elas falavam: esta pintura é "da Iara", este desenho é "da Iara", esta técnica é "da Iara".

Hoje com 27 anos, a Daiara Artes foi a primeira loja de artesanato totalmente informatizada e de autoserviço no país. Com o sucesso vieram as aulas na TV e depois um canal no Youtube, com aulas e dicas virtuais, que atingem também o público no exterior.

Sua filha, Bruna, ficava passeando pela loja da mãe quando criança, e acabou aprendendo com ela também. Começou a fazer seus próprios trabalhos artísticos, que começou a ter visibilidade aos poucos, principalmente com seu blog pessoal, no ar há nove anos.

"A ideia da minha loja virtual (a Urban Queen) veio de repente, no começo de 2012. Muitas pessoas vinham me perguntar se eu vendia as minhas artes. Cheguei a fazer encomendas e aí decidi abrir uma loja para vender as peças que eu gostaria de ter na minha casa, com um preço acessível", conta Bruna, que também estuda teatro.

Iara acredita que, para quem deseja viver de artesanato precisa exclusivamente de uma coisa: ter amor pelos trabalhos manuais. "Dar aula de artesanato, pintar e criar coisas novas, só com o coração aberto, isto é, com muito amor. Dificuldades sempre existem, em qualquer trabalho. Mas acreditar nas pessoas e ensinar com amor, supera tudo".

Graças à internet, o trabalho das artesãs ganhou maior visibilidade e alcance, algo realmente estimulador para quem está começando a criar e quer divulgar seus trabalhos. Quem quiser conferir o trabalho das duas, pode ver na internet:

Blog da Iara - http://www.criatividadesemlimites.com.br

Blog da Bruna - http://www.urban-queen.org

Loja Urban Queen - http://loja.urban-queen.org

Loja Daiara Artes - http://www.daiaraartes.com.br

De onde vem tanta inspiração? Bruna, que adora viajar, se inspira nas artes étnicas, de outras culturas, como a da Bolívia e do México, além da arte do psicodelismo e dos anos 60.

Além da pintura, mãe e filha se dedicam a vários hobbies inspiradores, entre eles decorar, cozinhar, fotografar. Para Iara, a inspiração vem das pessoas, dos alunos. "É só deixar fluir e acreditar nas boas energias, este é meu credo", finaliza.

Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente