Lavabo revestido com tecido está em alta

Lavabo revestido com tecido está em alta

Foto/ Divulgação

Inovar na decoração dos lavabos é importante, e por isso está em alta a utilização de tecidos como recurso de decoração desses pequenos ambientes.

Dois lavados com tecidos se destacaram na mostra 17 ª Santos Arquidecor 2011: um com estampa, feito pela arquiteta Maria Eugênia Luvisotto e a designer de interiores Lívia Ferraz, e outro com renda, criado pelo arquiteto e designer de interiores Marcelo Couto.

Maria Eugênia Luvisotto e Lívia Ferraz criaram para a 17 ª Santos Arquidecor 2011 um lavabo feminino revestido com tecido estampado em cores quentes. E elas afirmam que este recurso de decoração é bastante antigo e sempre foi utilizado, mas agora está super em alta.

Para revestir o lavado, a designer de interiores afirma que existem tecidos preferenciais. "Usamos linho por ser um tecido mais encorpado e que têm padronagens únicas. Se usar um tecido mais fino, como a seda, é necessário fazer a dublagem deste tecido, que nada mais é do que colar outro tecido por trás para dar este volume", afirmou.

Este recurso, porém, não pode ser aplicado em toaletes por conta da umidade, que danificaria este acabamento. "Em banheiros sempre é recomendado o uso de revestimentos ou pinturas que suportem esta umidade", afirmou a designer.


Para adesão do tecido na parede são usadas colas de contato igual à utilizada na aplicação de papel de parede, cola PVA ou goma feita com farinha e água. E para finalizar, a designer e a arquiteta dão dicas de como ornar os tecidos com a decoração do lavabo.

"É fácil compor, pois os itens de toalete são geralmente neutros e de aspecto "frio", como cuba e bacia em uma única cor, os metais e espelho. O tecido traz para este ambiente um toque acolhedor e ao mesmo tempo sofisticado".

Por Catharina Apolinário

Comente