Decore sua casa com o Patchwork

Decore sua casa com o Patchwork

Patchwork vem de um termo inglês que denomina o trabalho feito com retalhos. Sofás, tapetes, almofadas são apenas alguns dos vários itens de decoração criados com a junção de pedacinhos coloridos. Além de embelezar e alegrar os ambientes, também é uma ideia sustentável. Afinal, o uso de sobras de tecidos e retalhos que poderiam ser jogados fora, são reaproveitados na decoração e dão um ótimo resultado. Inspire-se e adote essa tendência na sua casa!

Formas - triângulos, quadrados, losangos, hexágonos... todos esses formatos de retalhos podem compor a técnica, embora os mais comuns sejam os losangos e hexágonos, que se encaixam melhor. Geralmente são cortados retalhos no tamanho de 30cm x 35cm, intercalando cores até formar a peça idealizada.

Tecidos - os tecidos usados nessa técnica devem possuir texturas semelhantes e não podem esticar ou desfiar facilmente.

Cores - escolha cores contrastantes, mas que combinem, para dar um efeito bonito na peça. Por serem em sua maioria muito coloridos, os objetos feitos com patchwork combinam com ambientes mais rústicos, com móveis de madeira, por exemplo. Também podem ser usadas cores a partir de um mesmo tom. Por exemplo: se você quer um sofá verde, misture retalhos com estampas diferentes e matizes variadas, mas sempre puxando para a cor esverdeada. É tudo questão de saber combinar.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: patchwork craft