Decoração com patchwork - mais graça em vários cantos da casa

Transformando Retalhos jogo americano

Jogo americano de corujas artesanal criado pelo ateliê Transformando Retalhos. Foto: Divulgação

Você já ouviu falar em decoração com patchwork? Para quem ainda não conhece, o patchwork é uma técnica que une tecidos coloridos de diversos tamanhos, popularmente conhecidos como retalhos, e são aplicadas tanto nos móveis como em objetos de decoração da casa ou até mesmo em acessórios pessoais, como bolsas, nécessaires, cintos e até echarpes.

Elza Aidar, professora de patchwork, garante que qualquer ambiente da casa pode ser decorado com patchwork. "As cores variam de acordo com a técnica e o objetivo final da pessoa", explica. 

Decoração com patchwork

Foto: Divulgação Site Urban OutFitters

Apesar de estar em alta no mundo da decoração, a técnica é bem antiga. "Desde que o ser humano começou a se vestir, aprendeu a fazer o patchwork. As aplicações eram feitas para embelezar roupas novas". E acrescentou: "Cada país tem suas técnicas características, o importante é saber usar sem deixar nada colorido demais".

Existem diversos objetos da casa que podem receber o toque especial do patchwork, basta apenas dosar nas cores e também combinar a peça confeccionada com o ambiente que se quer decorar. "Na cozinha podemos usá-lo em jogos americanos, panos de prato, enfeites de parede e estofamento de cadeiras; ou no quarto, em colchas, almofadas, jogos de lençóis e quadros. No banheiro pode ser aplicado em toalhas e tapetes e na sala o patchwork fica bem em almofadas e mantas para sofás", afirma Elza.

Além de deixar a decoração da casa muito mais alegre e bonita, qualquer pessoa pode fazer manualmente as aplicações em patchwork na casa, basta abusar da criatividade e do capricho, utilizando poucos materiais. "Os itens necessários são: tecidos de algodão, linha para costurar e bordar (enfeita-se o patchwork com bordados e aplicação), tesoura, agulhas de mão, alfinetes, base para cortar tecidos, cortador circular, régua para se fazer medidas precisas e máquina de costura, caso a pessoa queira fazer patch à máquina", explica a especialista.

Decoração com patchwork

Foto: Reprodução Blog Purlbee

Patchpintura

Elza é professora de patchwork há oito anos e dá aulas em um ateliê sobre as inúmeras técnicas de bordados e aplicações. Recentemente, ela criou uma técnica que é a patchpintura na qual trabalha o patchwork na tela juntamente com pintura. A iniciativa lhe garantiu a possibilidade de ministrar oficinas em diversos festivais de patch em São Paulo.
Decoração com patchwork

Foto: Divulgação Site Urban OutFitters

A professora afirma que é possível aumentar a renda familiar com os trabalhos e comentou que, atualmente, existem mulheres e até mesmo famílias que criaram ateliês para fazer as peças decorativas e que disponibilizam os serviços para personalizar ambientes.

Por Stefane Braga (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: artesanato decoração patchwork