Artesanato Kariri Xocó

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
Artesanato Kariri Xocó na Mega

Foto/ Catharina Apolinário

Representantes da tribo Kariri Xocó, de Alagoas, levaram sua cultura para na Mega Artesanal. Os indígenas apresentaram seu artesanato através dos cocares, arco e flecha, zarabatana (artigos em madeira), colares e pulseiras com sementes, potes de barro e diversos produtos com penas, como brincos e artigos de cabelo.

Os Kariri Xocós explicaram que o artesanato é feito na tribo com a participação de todos, desde o menor até o mais velho. Segundo o cacique Apony, de 25 anos, toda tribo colabora na elaboração dos produtos. "As mulheres fazem brinco, maracá, potes de barro e os homens fazem maracá, cocares e o trabalho com madeira, mais pesado. As crianças catam penas na mata e os mais velhos também ajudam," explicou o cacique.

Os índios Kariri Xocó falam a língua macrogen, a etnia vive no local há mais de 500 anos, a tribo abriga 3500 pessoas, que produzem artigos de sua cultura. "Todo artesanato é baseado na etnia, a pintura é uma marca nossa também, a preta significa proteção, branca é paz e a vermelha de urucum é pra guerrear, mas hoje não usamos urucum por que nos queremos paz," disse o cacique.

De acordo com o cacique, a etnia Kariri Xocó quer divulgar sua cultura. "A gente quer divulgar nossa cultura nos lugares, nas escolas, nas universidades e vender nosso artesanato,também fazemos oficinas" afirmou o cacique. Eles vive perto do litoral do nordeste e sofrem com a especulação imobiliária e a falta de áreas naturais onde possam realizar suas atividades culturais.

Projeto Curumim - Os índios Kariri Xocó participam do projeto Curumim. O projeto tem a missão de desenvolver modelos de sustentabilidade cidadã em comunidades de baixa renda. O foco é na formação de crianças e adolescentes em situações sociais criticas. O Cacique Apony explica que as mães das crianças fazem trabalho artesanal e ainda recebem assistência alimentar e escolar.

Por Catharina Apolinário

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: artesanato