Artesanal e rústico na moda verão 2012

Artesanal e rústico na moda verão 2012

Detalhe do macramê no desfile de Alexandre Herchcovitch. Foto- reprodução- FFW

As passarelas nacionais e internacionais trouxeram muitas coleções que apostaram em técnicas manuais como tricô, crochê e bordados. A tendência Artsy, com peças artesanais, foram grande destaque nos desfiles. Vários estilistas mostraram nas passarelas o crochê e o macramê, técnicas que levam o romantismo às tramas artesanais.

O trabalho artesanal apareceu forte em algumas grifes no SPFW Verão 2012. Marcas como Osklen, Priscilla Darolt, Tufi Duek e Maria Bonita levaram a fusão entre tecnologia e artesanato tradicional. A Maria Bonita levou às passarelas lindas pinturas à mão em bolsas e sapatos oxford, e roupas em cores claras. A Osklen chegou com suas tramas e modelos negros e Priscilla Darolt surpreendeu com ares dos anos 20 e franjas com lurex feitas a partir de reciclagem. O que mais se viu foi aproveitamento de técnicas de artesanato em estampas, desenhos especiais em tramas e outros detalhes feitos à mão.

No Fashion Rio o crochê, macramê e tricô fizeram a cara da moda verão 2012. Os elementos que remetem a trabalhos artesanais também foram a aposta de alguma grifes. Ora com toque moderno, ora com toque vintage. Alexandre Herchcovitch não economizou no macramê em seus vestidos, saias e shorts.

As semanas de moda internacionais também apresentaram looks de tricô e crochê em seus desfiles de Primavera- Verão 2011 -2012. Em Nova York o desfile de Ralph Lauren levou o estilo country, com direito a cintos, grandes fivelas, franjas e muito couro e chamois. Mas o crochê e as rendas que finalizaram os looks com um toque suave e romântico, com direito a cachecóis e echarpes de verão. Anna Sui também levou às passarelas o estilo folk, inspirado no faroeste, com muito crochê e patchwork em um mix de estampas.


Os detalhes artesanais deixam as roupas com cara de feitas à mão e se destacam no mundo fashion a cada estação. As peças trazem conforto e podem ser usadas em vários momentos e ocasiões.

Por Catharina Apolinário

Comente