Agulhas de tricô - como escolher?

agulhastricô

Shutterstock

Para quem está iniciando o trabalho com tricô, surgem algumas dúvidas comuns, como qual escolher o melhor tipo de agulha, afinal, são vários modelos.

O tamanho e a espessura, são dois fatores que podem determinar na hora da escolha, dependendo do projeto de tricô. Mas também deve-se levar em conta o material que compõe a agulha e até mesmo o esforço que é exigido na hora de tricotar, sobre mãos, braços e ombros.

Para descobrir qual têm mais a ver com você e com seu trabalho, veja as características principais de cada uma:

Quanto ao material

Agulhas de plástico - o plástico é normalmente reservado às agulhas maiores e mais grossas e, para evitar que estas não se tornem muito pesadas, o seu interior é oco.

Agulhas de alumínio - as agulhas de alumínio são leves e fáceis de manusear. Este tipo de material permite que as malhas deslizem facilmente, vantagem quando se trabalha com pontos mais abertos.

Agulhas de metal - mais pesadas do que as outras agulhas, elas são bastante lisas, o que permite que as malhas deslizem facilmente também.

Agulhas de madeira/bambu - mais leves , essas também permitem que as malhas deslizem suavemente, mas de uma forma controlável. São ótimas para quem tem problemas nas articulações.

Quanto ao tipo

Agulhas de tricô clássicas - são compridas e espessas, a maior parte do trabalho fica concentrado nas pontas, o que torna o trabalho mais pesado. Mas já existem agulhas desse tipo cuja espessura específica está concentrada nas pontas, aliviando um pouco a carga de trabalho.

Agulhas de tricô auxiliares - as agulhas de tricô auxiliares são próprias para movimentos repetidos, mas têm a desvantagem de se partirem fácil e frequentemente.

Agulhas de tricô de duas pontas - as agulhas de tricô de duas pontas são práticas, usadas em conjuntos de 4 ou 5, super indicada para tricotar luvas, meias ou outros trabalhos com diâmetros reduzidos.

Agulhas de tricô flexíveis - essas já são ideais para trabalhos de grandes dimensões.

Agulhas de tricô circulares - são indicadas para tricotar peças redondas ou em forma de tubo.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: tricô