6 passos para você organizar sua Festa Junina

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
6 passos para você organizar sua Festa Junina

Que tal aproveitar este friozinho de inverno para reunir os amigos em uma divertida Festa Junina? Bebidas e pratos típicos à parte, a decoração e os trajes são pontos fortes de qualquer festinha da roça, portanto capriche!

1º passo - Planejamento: Faça a lista de convidados sem esquecer da quantidade de crianças. Defina o tipo de recepção (jantar, happy hour, almoço, durante a tarde) e considere a estrutura disponível no espaço a ser decorado: quantas mesas principais, mesas de apoio, cadeiras, mesas para os convidados.

2º passo - Peças descartáveis: O uso de descartáveis é muito oportuno e já existem opções refinadas, resistentes e até que acompanham o motivo da festa ou se coordenam formando uma composição interessante e decorativa. Uma ideia bacana é distribuir pequenos lixinhos pelos ambientes para que os convidados sintam-se confortáveis a utilizá-los. Para decorar, é mais prático dar preferência a itens já prontos, que vêm em linhas coordenadas e "self standing", com produtos que não necessitam de fitas adesivas, portanto não vão danificar as paredes ou móveis onde forem aplicados. As canecas ou garrafas podem ser ornamentados com fitinhas e sianinhas; e as bandeirinhas de papel de seda ou chita dão um charme.

Comes e bebes: O cálculo dos comes e bebes varia de acordo com o perfil dos convidados e o tempo de duração da festa, mas o padrão é de 1 litro de vinho para cada 4 pessoas; e meio litro em caso de refrigerantes ou sucos. Se optar servir aperitivos no tamanho festa, uma média de 8 unidades por pessoa; e docinhos 5 unidades. E claro, para as festas que demorem mais tempo, sirva pratos quentes como opção de jantar antes da mesa de sobremesas; e aumente a quantidade de bebidas. Os pratos quentes podem ser servidos em cumbuquinhas ou panelinhas de barro ou porcelana de mono porção. As receitinhas mais famosas usam sempre fubá, milho e vinho doce = baixo custo!

4º passo - Barulhinho bom: O ideal é um mix com as tradicionais músicas de quadrilha, forró, sertanejo e agora também o sertanejo universitário.

5º passo - Diversão garantida: A quadrilha e o correio elegante não podem faltar. Para as crianças as brincadeiras das barracas são um sucesso, somente não se esqueça das prendas!

6º passo - Roupa típica: Os convidados até hesitam, porém muitos curtem uma festa à caráter, somente ficam receosos de serem os únicos de fantasia. O ideal é mencionar no convite: traje junino. Muitas vezes os anfitriões se fantasiam de noivo e noiva (e avisam a todos) e pedem aos convidados para serem os padrinhos do casório!

Não esqueça de fazer um checklist antes do evento, para que não falte nada durante a festinha!


Por Jessica Moraes

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: festa junina decoração festa junina