Cara nova para sapatos velhos

Cara nova para sapatos velhos

Foto/Reprodução Tumblr Diy Shoes

Uma das grandes paixões de muitas mulheres é sapato. Algumas delas possuem tantos pares que nem sabem mais onde guardá-los. E quando eles estão gastos, a primeira ideia é jogá-los fora. Mas você sabia que dá para recuperá-los sem gastar muito? Você pode mudar a cor, colocar alguns apliques simples e deixá-los com cara de novos!

Mas é preciso ter cuidado com o tipo de produto utilizado no sapato, pois um erro pode estragá-lo de vez! Edna Vilella, proprietária da Sapateiro Freeway, empresa que atua há 30 anos fazendo os mais variados tipos de serviços em calçados, bolsas, tênis, cintos e malas, dá esse alerta porque conhece bem o assunto.

"Na pintura, por exemplo, deve ser usada tinta para couro. A tinta spray, tipo de grafiteiro, não serve para couro. E antes é preciso fazer uma boa limpeza no material, passar um produto como se fosse uma base e depois pintar", explica Edna. "Sem contar que nem todo couro pode sofrer pintura", principalmente se estiver ressecado, porque vai descascar!", completa.

Para quem deseja fazer um trabalho de colagem de lantejoulas, Edna diz que o certo é usar cola para tecido, apesar de achar que o ideal seja costurar o adereço no sapato com linha transparente. Sobre os sapatos em tecido, a dica é limpá-lo com ajuda profissional ou trocar de vez o tecido.

Para dar uma ajudinha para quem quer dar uma inovada no sapato em casa, Edna fez uma listinha de produtos bem bacanas. Olha só:

- Spray chamado alargador ou laceador;

- Spray impermeabilizante (transparente) ideal para camurça ou nobuk, que deve ser empregado antes do uso, para tentar evitar que o sapato suje;


- Mousse ou creme colorido (preto, marrom, marinho, verde, vermelho etc.) para cobrir pequenas arranhaduras e sobressair as cores;

- Hidratante (incolor) para ser usado em bolsas, cintos, carteiras, sofás e banco de automóveis para não deixar ressecar (mais ou menos como fazemos com a nossa pele);

- Spray revigorador para nobuk e camurça, para realçar os tons;

Sapato descolado

A moda das alpargatas já se foi, mas você pode dar uma inovada nelas ou no seu sapatinho de pano básico e fazer uma estampa galáctica? O blog "Diy Shoe Ideas" postou um passo a passo bem bacana. Olha só:

Também temos um vídeo que ensina uma maneira bacana de como renovar seus sapatos, caso os saltos esteja velhos.

http://www.youtube.com/watch?v=L8j_OSDPras&feature=related

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente