Velas ecológicas não emitem fumaça tóxica

Velas ecológicas não emitem fumaça tóxica

Foto/ Catharina Apolinário

As velas Ecocandle estavam dentro da Casa Faça Fácil e de vários locais durante a Mega Artesanal. As velas não emitem poluentes e utilizam material ecologicamente correto.

A artesã Andréa Lopes, da Luz q Reluz, explica o conceito Eco candle. "A vela não é poluente, ela é feita com cera de palma e o pavio é 100% algodão, com corante a base de cera que não emite gases tóxicos ao meio ambiente," afirmou. As velas são elaboradas de acordo com a criatividade da artesã. Andrea utiliza pedras, sementes brasileiras, desenhos, cores e formas para dar diferencial as peças que produz.

As velas ecológicas normalmente tem maior durabilidade que as comuns, feitas de cera derivada de petróleo. A cera de palma é a cera mais amiga do ambiente e da saúde por ser um produto ecológico e renovável, obtido de cera destilada das folhas de palmeira.

Como vem de fontes renováveis e plantações ecológicas, ao contrário da parafina, que é obtida através dos resíduos restantes do refinamento de petróleo, essas velas tem um apelo ambiental muito forte. A saúde da família também é preocupação neste caso.

A Eco Candle queima mais lentamente e não aquece tanto quanto a parafina, o que significa que dura mais tempo, quase 50%, além de libertar melhor os aromas. Enquanto queima, a vela não libera químicos tóxicos nem deixa marcas nas paredes ou teto. A cera de palma é também biodegradável.

leia também


Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: artesanato