Renda e joias - uma mistura tipicamente brasileira

Renda e joias  uma mistura tipicamente brasileira

Colar/Thais França

O Vila Fashion já mostrou alguns talentos brasileiros quando o assunto é design de joias. Maria Oiticica, por exemplo, aproveita materiais naturais, alguns indígenas, entre eles, sementes, cipós, folhas e frutos secos, além de escamas de peixe, em peças com ouro e prata, mistura do simples com sofisticado que também faz sucesso no Brasil e Estados Unidos.

A carioca Thais Aguiar França não é diferente. Ela também incrementa as peças com que o artesanato brasileiro tem de melhor, resultado premiado em feiras de Paris e Nova York que agora também será exibido em Dubai, em um evento famoso entre o setor joalheiro.

O segredo da design está em fixar renda em estruturas de prata e ouro, usando pontos da renda de Bilro (ferramenta feita de tucum). Ela aprendeu a técnica com rendeiras do Piauí, trabalho esse que as faz reconhecidas em todo o Brasil. O manuseio da renda em joias já faz parte da tradição das artesãs, por isso é passado de mãe para filha e garante o sustento de várias famílias. A artesã usa como apoio uma almofada para fixar o desenho e sustentar os fios. Os pontos são tecidos no ar e os fios trançados ou enrolados sobre si mesmos. Dependendo do tipo de renda, a quantidade de bilros varia entre 15 e 40.

"O desenvolvimento das peças é trabalhoso e detalhista. Desenho os pontos exatamente no lugar que a renda deve ser feita e em tamanho real", diz Thais, que monta suas jóias em atelier próprio. Com a renda pronta em mãos ela parte para a confecção de uma peça piloto, que une a estrutura de prata à renda de forma artesanal.

[galeria]

Algumas das peças também reúnem um pouco do passado da artista, principalmente de desenhos da sua infância. "Procuro trazer para as minhas coleções o que encontro de mais revelador em mim mesma". O resultado são braceletes, colares, brincos, broches e pulseiras, delicados por conta da renda com a força dos metais preciosos.


A peças são comercializadas no showroom da designer no bairro Higienópolis, em São Paulo, que fica na Rua Maranhão, 584 cj.43. Também na LOOL, localizada no Shopping Iguatemi (Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232).

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: artesanato