Novidades em produtos da Mega Artesanal

Novidades em produtos da Mega Artesanal

Foto Juliana Lopes

Apaixonadas por artesanato têm encontro garantido na Mega Artesanal, a mais completa feira na área de técnicas para arte e artesanato do país, que permanece no Centro de Exposições Imigrantes até este domingo.

Em sua 11ª edição, a Mega Artesanal ocupa 33 mil m² e abriga mais de trezentos expositores, entre indústrias, atacadistas, varejistas, ateliês, escolas, ONGs, editoras e artesãos. Até o final do evento são esperadas cerca de 110 mil pessoas, vindas de todo o país em busca de produtos acabados, insumos, ferramentas e cursos gratuitos.

Para quem não tem muita prática, mas gosta de ficar por dentro dos lançamentos vai adorar a nova coleção dos tecidos adesivados Flok. Além das já conhecidas folhas de 50x70 ou 30x30, usadas em azulejos para o banheiro e cozinha, ou ainda para encapar cadernos, bolsas entre outros objetos, na feira também foi apresentada uma manta dupla face que consegue aderir materiais os quais o próprio adesivo não permite. Enquanto que o adesivo consegue ser aplicado em agendas, cadernos, tecidos, plásticos e algodão, e o próprio MDF, a manta dupla face adere em qualquer outra superfície lisa.

Segundo Carolina Sader, uma das proprietárias da empresa, os tecidos com adesivo são usados principalmente em scrapbook e cartonagem, por isso a linha ainda tem vários desenhos já recortados. Durante a Mega Artesanal, ela também trouxe a nova coleção de palmilhas adesivas para havaianas, em vários tamanhos e estampas. O showroom da marca fica em São Paulo, na Vila Mariana, mas os adesivos são vendidos em vários lugares do país. Para mais informações basta acessar o site da marca.

E como em trabalhos artesanais tudo está nos pequenos detalhes, mais uma dica de produto - a Hidro Miçanga. Quem traz a novidade é a Gato Preto, representante de várias linhas. Com ela é possível fazer aplicações com o efeito de miçanga através de uma simples bisnaga. Ela pode ser usada em roupas e objetos de decoração.

Uma das novidades que o Vila Mulher também viu por lá foi uma ferramenta que é uma "mão na roda" para quem gosta de fazer trabalhos em madeira, plástico, drywall (gesso acartonado), metal e azulejo. Trata-se do Dremel Trio™, que é capaz de cortar, lixar e fresar projetos com mais conforto.

Para quem já está pensando no Natal, a PH FIT trouxe fitas exclusivas para a data. Há também o Papai Noel com o tema profissões, para quem quer dar um presente corporativo diferente. Uma árvore toda em Pink, com bolas, fitas e vários bonecos também mostra que o Natal pode sair do tradicional verde e vermelho. E Regina Moreno, artesã de Campos do Jordão, mostrou a sua coleção de bonecos e anjinhos com o tema natalino.

Artesanato em expansão


De acordo com o IBGE, 8,5 milhões de pessoas vivem do artesanato, que representa 2,8% do PIB brasileiro. A Mega Artesanal é um exemplo do dinamismo do setor. Em dez anos, o público da feira aumentou cerca de 30 vezes, saltando de 3526 pessoas na primeira edição, em 2002, para 110 mil pessoas em 2010. O número de expositores passou de 38 para 320 e a área, que incialmente era 1600m², hoje é de 33000 m².

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: artesanato scrapbook