5ª Edição da Brazil Patchwork Show traz novidades

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+
5ª Edição da Brazil Patchwork Show traz novidades

Foto/ Divulgação Feira Brazil Patchwork Show

Você sabe o que é patchwork? O patchwork é a emenda dos retalhos costurados formando assim desenhos que dão forma a parte de cima do trabalho que chamamos de tampo. De 5 a 8 de abril acontecerá a 5ª edição da Brazil Patchwork Show. Conhecer tendências, comprar, trocar idéias e ainda ver em primeira mão a exposição "Tecidos: Impressões e Expressões" são as propostas que a feira oferece.

Artesãos, varejistas e fãs da técnica patchwork de todo o Brasil se encontrarão no Centro de Eventos São Luís, em São Paulo. Esta feira, que já entrou para o calendário dos grandes eventos de artesanato do país, reúne tudo para a arte de transformar retalhos de tecidos em colchas, tapetes, bolsas, bonecas e acessórios para uso pessoal ou para a casa.

Os visitantes da feira poderão conhecer e comprar produtos acabados e insumos para a produção deste tipo de artesanato. Estarão à venda desde máquinas de costura específicas para patchwork até tecidos importados e peças prontas para compor um visual contemporâneo.

Entre os expositores presentes estão os nomes mais conhecidos do mercado de patchwork que prometem muitas novidades. Cerca de sessenta expositores de todo o Brasil farão parte da feira , entre lojas especializadas e ateliês. Abaixo alguns expositores:

Lido Quilt - Disponibiliza material sobre Patchwork. Oferece mais de 800 tipos de tecidos, cerca de 200 acessórios e mais de 300 publicações, entre livros, revistas e apostilas. Realizará na feira uma seleção especial de cortes de tecidos importados de 55cm x 45cm. Lançará o 11º Quilt Misterioso, novidade que envolve um projeto passo a passo de quilt revelado ao artesão por etapas em diversas apostilas. O produto final resultante surpreende os artesãos. Interessados poderão se inscrever durante a feira. O custo é variável.

Ateliê Papoula - Oferece trocadores, bolsa de gel, sacos para roupa suja, travesseiros bordados, mantas para bebês, saches e lembranças de maternidade com foco no público infantil. Já para adultos oferece kits para viagem com nécessaires, porta-maquiagem, porta-absorvente, kits de manicure e almofadas que viram mantas. Serão lançadas peças exclusivas na ocasião.

Karla Knorr Arte Feita à Mão - Apresenta a coleção "LOVE IS IN THE AIR", com peças exclusivas em guirlandas de coração e frutas, bolsas de patchwork, aventais, cabides artesanais, camisetas com aplicação de botões e jogos americanos. Botões de tecido, de madeira e tecidos nacionais e importados estarão a venda com orientação de professoras.

Casa de Vovó - A linha de saches aromáticos será apresentada nesta edição da feira. Com tradição em modelos de nécessaires a Casa da Vovó aposta no modelo corujinha, confeccionado à mão com tecidos importados. Estarão à venda diversos tipos de bolsas em patchwork e quilt, e também troca-bolsa. Porta-pratos, porta-talheres e apoio de travessas, entre outras peças tradicionais como toalhas, aventais, colchas, babadores, almofadas e chaveiros foram confeccionados pelas artesãs.

Frynn Oficina da Arte - Oferece matéria-prima para patchwork e peças prontas. Os temas em 2011 são compostos por cinco animais: o gato, a abelha, o sapo, a joaninha e a vaca. Para artesãos que não possuem habilidade em pintura e desejam combiná-la ao patchwork, estarão à venda papéis para aplicação em decoupage. Aulas demonstrativas gratuitas serão oferecidas.

Belo Quilt - Mostra a combinação do patchwork, tricô e crochê com detalhes em couro em bolsas, porta óculos e porta celulares, além de terços e colares feitos com mini fuxicos.

Exposição "Tecidos: Impressões e Expressões"

A Exposição é composta por pequenas mostras dentro de uma grande mostra, apresentando tendências, novas técnicas, recursos e concepções. As obras mostram a transformação de tecidos e linhas em peças customizadas e exclusivas. "Será uma exposição histórica, como jamais se viu nesse segmento. O público pode esperar obras premiadas dos mais renomados artistas em patchwork, bordado e arte têxtil, e também a revelação de novos talentos", garante a curadora, Ciça Mora.

A mostra destaca desde as primeiras técnicas com retalhos até as mais modernas tendências em combinação do patchwork com outros tipos de artesanato. A evolução da arte é mostrada através de obras customizadas e exclusivas de artistas renomados e de novos talentos.


Por Catharina Apolinário

  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google+

Comente

Assuntos relacionados: patchwork craft customização fuxico