Oratórios de madeira inspirados no folclore brasileiro

Oratórios de madeira inspirados no folclore brasil

Oratório de O Caixeiro. Foto: Catharina Apolinário

Oratórios fazem parte da cultura do Brasil. Geralmente feitos em madeira, muitos deles ganharam novas leituras com a inclusão de fitinhas, lantejoulas, entre outros materiais, nas mãos de criativos artesãos. Um deles é Weber Wanderley, que mostrou um pouco do seu trabalho durante a Feira Mundial de Artesanato "Art Mundi", realizada em Santos, no litoral paulista.

Weber é de Curitiba e explica a proposta dos oratórios. "Os oratórios, ou relicários, são uma tendência que mesclam decoração com adoração de forma ousada e elegante", afirmou. Os oratórios de Weber têm tamanhos variados e se encaixam em diversos ambientes.

O artesão ressalta que a inspiração para criar os oratórios vem das festas religiosas do interior do país e do exterior. "Busco toda a diversidade de elementos e de cores que existem nessa festas: suas flores, fitas, ritos, músicas, danças, criando assim uma miscelânea cultural e visual exuberante. Tendo a religião de fundo, faço do meu trabalho não só um objeto de decoração mas também de fé", comentou.

O artista estuda a imagem e toda relação que possa ter com outros objetos que podem ser incluídos na composição. "Intero-me sobre a história do santo(a), e assim consigo ilustrar através de minha arte toda a beleza contida nessas histórias", falou.


Para a feira, ele criou uma caixa de presente, de madeira, que carrega dentro uma imagem e artigos referentes a ela. Como uma espécie de oratório portátil, uma graça para presentear. Você pode encontrar mais peças do artista no Blog O Caixeiro.

Por Catharina Apolinário

Comente