Como deixar a casa mais fresca no verão

decoração

Flores deixam qualquer ambiente mais agradável e aconchegante - foto reprodução: Hgtv

Às vezes nem mesmo o ar-condicionado dá conta de aliviar o calorão dentro de casa. Por isso existem outras formas de arejar a casa e deixá-la menos abafada nesse verão. Você pode começar tirando todos os tapetes do chão, por exemplo.

Bate muito sol na sua casa? Se você tem cortinas aposente as que forem muito pesadas, com forro grosso ou escura. Uma dica é apostar no tecido voil, que é leve e bloqueia os raios solares, mas deixa passar a brisa. Opte por um cor clara, porque mesmo controlando a incidência direta da luz não deixa o ambiente tão escuro.

Considere também usar lâmpadas frias que não aquecem, como as de led, mas com uma cor aconchegante como a amarela. Porém evite usar da iluminação artificial enquanto o dia não escurecer. O bom do horário de verão é que você pode aproveitar mais da luminosidade natural do dia. Além disso, você pode colocar espelhos grandes em pontos estratégicos da casa, para refletir a luminosidade.

Outra intervenção bacana para ser feita em casa é espalhar plantas e flores naturais. As mais indicadas são espécies mais coloridas e que se adequem ao calor, tais como orquídeas e bromélias.

Simplicidade é uma das palavras-chave desse momento de redecoração no verão. Substitua tecidos pesados de mantas, capas de almofadas, toalhas de cama, mesa e banho e invista em tecidos mais leves como linho, algodão, que são naturais e mais confortáveis. Tecidos frios como o suplex e o cetim também podem ser aproveitados na decoração e no uso.

No quesito paredes ou móveis, aposte em tons claros e brandos, que dão um "refresco visual". Tons branco, palha, cores pastéis, ou cores frias em matizes mais suaves, como o azul e o verde, são super bem vindos.

Veja algumas demonstrações de como "refrescar" sua casa abaixo!

Por Jessica Moraes

Comente