Bonecas de pano: românticas e originais

Bonecas de pano românticas e originais

Foto/ Divulgação loja Maricotinhas Bonecas Artesanais

Bonecas de pano fazem a alegria das meninas há muito tempo. Originais e graciosas as bonecas artesanais podem ter várias características, de acordo com a criatividade da artesã.

A artesã Maria José, dona da loja Maricotinhas Bonecas Artesanais, trabalha com bonecas de pano há mais de 15 anos e tem uma clientela formada. A loja e ateliê funcionam em um chalé, que é o ponto de referência da artesã e também comercializa pela internet. "Mas posso dizer que o principal continua sendo o boca a boca", afirmou.

A loja apresenta uma diversidade de bonequinhas feitas à mão, confeccionadas com material atóxico e antialérgico, tecido de algodão, plumante, lãs, linhas, botões, e diversos materiais de aviamentos, de acordo com a criatividade.

Maria José explica que o tempo para confecção depende do tipo e tamanho da boneca. "Depende se a boneca for rica em detalhes ou mais simples. Existem bonecas que ficam prontas em 2 horas e outras, como no caso das noivas e buquês de Santo Antonio, de 6 a 8 horas aproximadamente", afirmou.

As bonecas são feitas individualmente e a artesã sempre prefere apostar nas estampas pequenas. "Pois acho que ficam mais delicadas. O rosto é pintado à mão, um a um, tornando assim cada boneca com sua expressão, única. A maior parte do meu trabalho é sob encomenda, atendendo assim as especificações do cliente, fazendo um trabalho personalizado", detalhou.


E o público para as bonecas não tem idade. Ela produz para diversas ocasiões, como lembrancinhas, decoração de quarto, casamento, daminhas, bonecas para salão de festas, Santo Antonio, Batizado, 1ª Comunhão, decoração de Natal, Páscoa e presentes variados. "O nosso artesanato é muito rico e bem aceito no exterior. Existem peças da minha marca em 25 países que foram em forma de presentes, lembranças do Brasil", ressaltou.

Por Catharina Apolinário

Comente